Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Seabra Cavernas, Sítios arqueológicos e trilhas por onde passou a Coluna Prestes, Turismo na Chapada

seabrachapadadiamantina.blogspot.com Marcas: , , ,


As festas Juninas, as cavernas, as trilhas percorridas pela Coluna Prestes, as pinturas rupestres do Complexo Arqueológico de Alagadiço e a Igreja de Bom Jesus (a terceira Igreja no mundo edificada somente com pedras - quartzito rosa) estão entre os melhores atrativos do município.

Seabra possui locais de valor histórico, como Campestre e Vale do Paraíso, que ainda se mantêm praticamente intocáveis desde que surgiram. Na praça Quintino Bocaiúva, em frente ao prédio dos Correios, está o marco do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicando o centro geográfico da Bahia.

Passagem obrigatória para os quatro cantos do país, a cidade concentra a maior variedade de serviços comerciais da região entre clínicas, bancos, restaurantes, hotéis, lanchonetes, além de ficar à margem da
BR-242, que liga a Bahia a Brasília, oferecendo linhas regulares diárias de ônibus para todas as regiões do estado e do país.

As cavernas são a grande opção para o espeleoturismo e aventura. Foram catalogadas 13 no município. As mais famosas são: o Bolo de Noiva (antiga Buraco do Cão), no povoado da Lagoa da Porta; da Santa, do Talhão, da Diva de Maura, da Lagoa Grande e Gameleira Preta.

Seabra também é história. Estão localizados no município alguns dos primeiros núcleos de colonização da Chapada, como o povoado de Campestre, primeira sede do município até 1922. A vila parece que parou no tempo, mas a tranqüilidade de hoje é muito diferente de épocas passadas, quando a Coluna Prestes ocupou o local em 1926.

Gado Bravo, hoje Vale do Paraíso, nasceu do garimpo na Gruta da Pingueira e é outro local de passagem da Coluna Prestes que merece ser visitado. Destaque para a igreja de São João no alto de uma colina e o cemitério com características arquitetônicas semelhantes ao de Mucugê. Outro vilarejo que tem história é Cochó do Malheiro, o maior mercado de gado da região no fim do século 19. A arquitetura de algumas casas, em estilo colonial popular, mostra que o pequeno povoado teve sua fase áurea naquele século. A cachoeira do Riachão, situada entre o povoado da Lagoa da Boa Vista, em Seabra, e Água de Rega, em Iraquara, é parada obrigatória para o banho.

O Complexo de Alagadiço reúne 19 sítios arqueológicos com painéis de pinturas rupestres com datações de diferentes períodos da pré-história, até um cemitério indígena. A sua única rua mantém o calçamento original de paralelepípedos irregulares e casario com características do século 18. Aí encontram-se vestígios do calçamento de pedra da Estrada Real e da Estrada Boiadeira, ainda mais antiga, da época em que passavam boiadas para abastecer as minas de ouro de Minas Gerais. A trilha da Coluna Prestes também passou em Alagadiço. A comida típica da região é a "malamba", feita com fubá de milho e carne de frango desfiada.

 

Posted by Edson de Sousa - Seabra

clip_image001clip_image002

Caverna                                                        Boa Vista

 

 

clip_image003clip_image004

Pai inacio                                                       Cemitério  Gado Bravo – Vale do  Paraiso

 

vistaseabra br242saidabarreiras

Vista aérea                                                 Br - 242

foto-cidade02 igrejaimagem_grande

Igreja de Campestre                                Igreja Bom Jesus feita de Quartzito de Rocha

OgAAAEc0KjFo0AJQTudyYJoiHW_gRGXGqs6VdCSBKDkCXy6vchs7rPJyB-fds0daRMV9RkRkqaObV_DUBPWuzsb09qkAm1T1UAyn9mXRqh3lp9UX815wuyTp2n-9 OgAAAEkhjJO_eVXBh3cY5LhhEKXph75cOWF7BGU6ug3BVkre7sFa59uHgbR__lxOUrmXM5DBgoCkSepU69i0uZIMw54Am1T1UE6d_YoI7bGQENN8PNwwKwPweYvT

Praça Luiz Acosta                                         Praça Benjamin Constant

OgAAAKQEo2IOmi2QiHBtXuhrqPXYB3MG0wiAd76qRxAvw6Mufy69ep2lw5a5Dods-hO6Ds6gmGVNMr8umRLszOMAtJsAm1T1UISXUuxO-rmuCAJ-oTbSXBRFUDD6 OgAAAMyhCmh966bTxmB1CBOoNkQ0g94-M5ug40M5nhrAKyzTc3nAHZVjLoxcbcwzmtxboAXo4HXz_SPRA1r6-rPHFlMAm1T1UD13CNDnRNng1oN1r9FhWurGhPyJ

Igreja de São Sebastião                            Antigo Batalha de Polícia

OgAAAP9xM8tMQLDa4s-fHGzAwoo_68_CwNFNyg91VjCtId7GUQO4W1pwQtWhuZ3CiAHi9D-py_m72JsNV0oxvONyuZoAm1T1UGJm42_75dXeIy5IC1OEEoZLLBE0 prefeitura

                                                               Prédio da Prefeitura

 

Turismo na Chapada Diamantina

1 – POVOADO DE LAGOA DA BOA VISTA - Foi fundado após a passagem da Coluna Prestes, onde algumas famílias se fixaram por causa do clima aprazível e das boas condições para formação de fazendas. Como principal atrativo se apresentam as fachadas das casas residenciais e comerciais, muito trabalhadas, com uma grande variedade de motivos. A poucos quilômetros, a caminho de Iraquara, fica a Cachoeira do Riação, uma seqüência de escorregadeiras. Um local muito bonito.

2- POVOADO DE VALE DO PARAÍSO, ANTIGO GADO BRAVO - Tem em sua arquitetura colonial popular sua mais marcante, com fachadas das casas decoradas com detalhes diversos e suas calçadas feitas de pedras, em degraus. O seu cemitério bizantino da cidade de Mucugê: fica localizado no ponto mais alto do povoado. Mas tem ainda um atrativo natural, a Serra do Gado Bravo, a 1415m de altitude (ponto culminante da APA Marimbus-Iraquara), de onde se tem uma deslumbrante vista de diversos municípios da Chapada. É uma caminhada que vale a pena ser feita, inclusive pela existência de muitas bromélias, orquídeas e cactáceas, das mais diversas formas e cores, entre outras plantas nativas. Nas proximidades ficam algumas grutas onde se vêem diversos painéis de pinturas rupestres.

3 – POVOADO DE COCHÓ DO MALHEIRO - Maior mercado de gado da região no século XIX, foi palco de sangrentas batalhas entre Heliodoro de Paula Ribeiro (Deputado na Constituinte de 1891) e os Sá (de Lençóis e seus aliados locais), por ter desmembrado do Município das Palmeiras, respectivamente, Seabra e Palmeiras. O povoado chegou a ser totalmente destuído. Sua arquitetura é o ponto marcante, representada pela casa que pertenceu ao Deputados e a outras, além da igreja.

4 – POVOADO DE CAMPESTRE - Foi a primeira sede do município de Seabra. Sua igreja, N. Sra. da Conceição, é datada de 1847. Aí também ocorreram violentas batalhas entre os coronéis Horácio de Matos e Manoel Fabrício, além de ter sido marcada pela passagem da Coluna Prestes.

5 – POVOADO DE ALAGADIÇO – Povoado que já foi importante mercado local, hoje decadente, tem como destaque a sua arquitetura, restos da Estrada Real, o Complexo Arqueológico de Alagadiço (formado por 19 sítios) riquíssimos em painéis de pinturas rupestres e, ainda, um cemitério indígena (entre aspas porque não foram encontrados restos mortais, apenas peças de cerâmica características dos índios que habitavam a região – estudados pela UFBA), além de sua flora.

6 – IGREJA DE BOM JESUS – Localizada no ponto mais alto do centro da cidade, construída em quartzito rosa, em estilo moderno (1975), é o terceiro maior templo católico do mundo, construído com essa pedra.

7 – IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO - Localiza-se também no centro da cidade. Foi contruída em homenagem ao santo padroeira da cidade, como pagamento de uma promessa: o Sr. Antônio Laureano Pires prometeu ao Santo que se a cidade não fosse atingida pela peste bubônica, que assolava a região, ele erigiria uma igreja. O santo “fez” a parte dele... Construída inicialmente em estilo barroco, foi demolida porque ameaçava desabar. A atual é em estilo moderno.

8 – MARCO ZERO - Na praça Luiz Henrique Xavier Acosta, centro da cidade, fica “um monumento” que representa o centro geográfico da Bahia.

9 – GRUTAS E CAVERNAS – Especialmente na planície calcária, entre Seabra e Iraquara estão algumas grutas e cavernas de grande beleza, como a Buraco do Cão, Diva de Maura, Gruta de Santa, do Talhão, etc. Porém a única que tem estrutura turística é a primeira, que tem como atrativos, o Bolo de Noiva, que é um conjunto de represas de travertinos de 10m de altura; um pequeno fóssil encrustrado na rocha, uma infinidade de estalactites e estalagmites, espeleotemas das mais diversas formas e cores e um lago de 600m de extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário